Projeto logístico de outbound siderúrgico pode chegar a 95 mil ton/mês até o fim de 2011, envolvendo investimentos em vagões, locomotivas, terminais e via permanente
Reconhecida como a maior operadora logística com base ferroviária da América Latina, a ALL – América Latina Logística desenvolveu em parceria com a Usiminas, líder no segmento siderúrgico, projeto logístico inédito para transportar até 95 mil toneladas de bobinas de aço por mês, em fluxos diferentes que compreendem os estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
Para viabilizar a operação, até o final de 2011 as duas empresas investirão em conjunto R$ 235 milhões em material rodante – 41 novas locomotivas e 1.107 vagões plataforma reformados – infraestrutura de carga e descarga, nos terminais de Porto Alegre (RS), Tatuí (SP) e Araucária (PR), e via permanente, com a construção de linha ferroviária entre Pátio Leste e Pátio de Piaçaguera, na unidade da Usiminas em Cubatão.
Dividido em quatro fases, o projeto compreende operações de escoamento da unidade em Cubatão (SP) para Porto Alegre (RS) e Araucária (PR), em transporte 100% ferroviário para os CDs (Centros de Distribuição) da Usiminas, e operação intermodal de outbound da fábrica em Ipatinga (MG) a Porto Alegre (RS), passando pelo Terminal da ALL em Tatuí.
“O projeto piloto iniciou no ano passado com 10 mil ton/mês. A partir do segundo semestre deste ano, pretendemos saltar para 30 mil ton/mês. A operação é um projeto logístico completo, contemplando transporte, armazenagem e entrega ao cliente final da Usiminas. Isso transforma toda a logística, pois o estoque da Usiminas passa a avançar pra um raio de menos 100 km do cliente final, o que traz uma melhoria significativa na logística de escoamento da Usiminas”, afirma Sergio Nahuz, Diretor de Industrializados da ALL.
Investimento Recorde
“Este será o maior investimento em parceria da ALL no segmento de industrializados. São 41 locomotivas e mais de 1 mil vagões, além de todos os recursos aplicados na infraestrutura de carga e descarga”, completa Nahuz.
Junto com este projeto, as empresas vão firmar um acordo de fornecimento de vagões novos pela Usimec (Usiminas Mecânica) para expansões da ALL nos próximos anos. A operadora passa a ser um fornecedor de logística estratégico para a Usiminas e a Usimec, um fornecedor estratégico de vagões novos para a ALL.
Além do investimento na construção da linha ferroviária na unidade da Usiminas em Cubatão (SP), as duas empresas viabilizarão adaptações nos terminais de Araucária (PR), Porto Alegre (RS) e Tatuí (SP).
Perfil ALL
Maior empresa de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil, a ALL – América Latina Logística possui uma malha de 21.300 mil quilômetros de extensão, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil, e na regiões de Paso de los Libres, Buenos Aires e Mendoza, na Argentina. Opera uma frota de 1.095 locomotivas, 31.650 vagões e 1.000 caminhões, entre próprios e agregados, e conta com unidades localizadas em pontos estratégicos para embarque e desembarque de carga.
Atua como operadora logística para clientes dos segmentos agrícola e industrial em operações ferroviárias, rodoviárias dedicadas e intermodais. Entre seus principais clientes estão empresas como Cargill, Bunge, AmBev, Unilever, Votorantim, Scania, Petrobrás e Gerdau.
Fundada em 1997, com a concessão da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), para atuar na malha sul do país, vem ampliando sua atuação em um histórico sem precedentes de expansão e aquisições no setor de logística brasileiro. Em 1999, adquiriu as ferrovias argentinas MESO e BAP e em 2001 integrou os ativos da operadora rodoviária Delara. Com a incorporação da Brasil Ferrovias (concessões Ferroban, Ferronorte e Novoeste) em 2006, incluiu em suas operações o Porto de Santos passando a atuar nos maiores corredores de exportação de commodities e nas mais importantes regiões industriais do país.
Desde 2004, a ALL participa do Nível 2 de Governança Corporativa da Bovespa. Em 2007, a empresa registrou receita bruta de R$ 2,38 bilhões e EBITDAR de R$ 1 bilhão e segue com o firme propósito de ser a melhor empresa de logística da América Latina.
Perfil Usiminas
A Usiminas atua em quatro unidades de negócios: mineração e logística; siderurgia; transformação do aço e bens de capital.
Em resumo, a Usiminas extrai o minério e o transforma em aço da mais alta qualidade, beneficia o produto de acordo com o que pede o cliente, oferece transporte - rodoviário, ferroviário ou marítimo - e, se necessário, entrega bens acabados como equipamentos e estruturas metálicas de grande porte.
A integração da cadeia produtiva tem um objetivo estratégico: agregar cada vez mais valor ao aço e oferecer soluções para atender, cada vez mais, às mais exigentes demandas do mercado.
7 de abr. de 2010
ALL e Usiminas desenvolvem projeto inédito para transportar bobinas de aço entre SP, RS e PR
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos seus comentários!