22 de set. de 2010

Duke Energy entra no ranking de sustentabilidade da Dow Jones

Empresa ingressa a lista das mais bem avaliadas graças às suas práticas sustentáveis
A matriz americana da Duke Energy agora passa a fazer parte do índice Dow Jones de sustentabilidade (Dow Jones Sustainability Index). O reconhecimento se deve pelos programas e estratégias de negócios que a empresa tem desenvolvido nos últimos anos com o objetivo de garantir o crescimento do negócio de forma sustentável, isto é, preservando o meio ambiente, criando novas tecnologias para geração de energia limpa e fomentando o crescimento socioeconômico das comunidades em que está presente.

No Brasil, onde a empresa é concessionária de oito usinas na região do Paranapanema, esse posicionamento é refletido nas várias ações de preservação do meio ambiente e de apoio às comunidades do Paranapanema. Entre as iniciativas destacam-se o repovoamento de reservatórios com 1,5 milhão de alevinos de espécies nativas do rio Paranapanema a cada ano; o acompanhamento dos processos de erosão, assoreamento e solapamentos nas oito usinas, e a recuperação ambiental dos canteiros das obras das usinas Canoas I e II e Rosana.

Além disso, a companhia reflorestou, em 2009, 262 hectares com espécies florestais nativas, o que a levou a acumular, desde 1999 até o ano passado, 6.419 hectares reflorestados. Outro projeto da empresa é o programa de Promoção Florestal, que envolve o fornecimento de orientação técnica e a doação de mudas aos proprietários rurais. Em 2009, a ação resultou na doação de 169 mil mudas. Desde que foi criada, em 1999, o total doado já é de 2,2 milhões de mudas.

A Duke Energy desenvolve atividades de educação ambiental ao longo das comunidades, investe em ações de doação e patrocínio voltadas à formação socioambiental do cidadão e estabelece diversas parcerias e estudos com universidades (UEL, UEM, UNESP, UENP, entre outras).

Criado em 1999, o DJSI é utilizado para a análise de investidores mundiais sócio e ambientalmente responsáveis e destina-se a orientar gestores de carteira. Sua metodologia é elaborada pela companhia de administração de ativos SAM, com sede em Zurique, para o grupo de índices Dow Jones. Neste ano, 48 companhias foram adicionadas ao índice e 46 foram retiradas.

O índice deste ano é composto por 320 companhias do mundo inteiro, que atuam em 19 setores diferentes, como bancário, químico, automobilístico, serviços públicos e petróleo e gás.

Sobre a Duke Energy Geração Paranapanema
A Duke Energy Geração Paranapanema S.A., é subsidiária da Duke Energy Corp, uma das maiores companhias do setor energético dos Estados Unidos. Com 293 colaboradores, atua na produção e comercialização de energia elétrica por meio da administração de oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paranapanema: Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Capivara, Taquaruçu, Rosana, Canoas I e Canoas II (estas últimas operadas em consórcio com a Companhia Brasileira de Alumínio – CBA). Com capacidade total instalada de 2307 MW, a companhia é considerada uma das maiores geradoras privadas do país, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) respondendo, aproximadamente, por 2,3% da energia total produzida no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários!