21 de set. de 2010

Governo e iniciativa privada discutiram avanços no setor energético

Ontem, dia 20 de setembro, um grande debate sobre energia foi realizado em São Paulo. Entre os temas presentes estavam o potencial energético do Brasil, a produção de energia verde, os empecilhos ao aproveitamento do pré-sal e as carências e riscos de investimento no setor elétrico

Para debater as novas diretrizes energéticas a serem assumidas com a transição de governo, a revista EXAME promoveu o EXAME Fórum de Energia 2010. O evento chegou neste ano à terceira edição e aconteceu no hotel Blue Tree Premium Morumbi,

As discussões foram realizadas com representantes do governo, do setor empresarial público e privado, bem como de membros da sociedade civil. O encontro buscou fazer uma reflexão multifacetada sobre os avanços e necessidades do setor energético brasileiro.

Participaram: o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann; o biólogo Fernando Reinach, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética Maurício Tolmasquim e o presidente da PSR Mário Veiga discutem a diversidade de fontes de geração de energia e o potencial de rendimento delas no debate Brasil, potência energética?

Com a atual demanda global pelas chamadas fontes de energia limpa, o Brasil desponta não só pela sua atual matriz energética, composta 80% de uma fonte renovável, mas também pelo potencial de geração de energia por fontes limpas pouco exploradas como a eólica e a solar, além, é claro, da cana-de-açúcar.

O presidente da UNICA (União da Agroindústria Canavieira) Marcos Jank e o co-presidente da ERSA (Energias Renováveis S.A.) debateram este potencial energético renovável no painel O Brasil da energia verde. O sócio-fundador do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura) Adriano Pires e o diretor presidente da DZ Negócios com Energia, David Zylbersztajn, deram prosseguimento às discussões abordando os principais obstáculos à exploração do pré-sal pelo Brasil nos próximos anos na discussão Os desafios do pré-sal. Este tema torna-se relevante pela possibilidade do Brasil tornar-se um grande exportador de petróleo, principal fonte energética mundial, que se encontra em extinção no contexto mundial.

No último ciclo de debates do dia, o Fórum abordou quais são as perspectivas futuras para o setor em termos de investimentos. Os debatedores da mesa Investimentos e riscos do setor elétrico serão Max Xavier Lins, diretor comercial e de suprimento de energia da Elektro, e Mozart Siqueira Campos Araújo, presidente executivo da Brennand Energia.

A mediação de todos os debates foi do jornalista e economista George Vidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários!