Oportunidades do mercado secundário de gás natural visam à redução de preços para o consumidor. Vinte e dois milhões de m³/dia serão ofertados em 16 de março
Assessoria
A Petrobras dá continuidade ao desenvolvimento do mercado secundário de gás natural, iniciado em 2009, e realiza no próximo dia 16 de março, mais um leilão com prazo de seis meses ofertando aos consumidores 22 MM m³/dia para entrega a partir de 1o de abril. Além disso, a empresa inicia uma nova modalidade de vendas de gás natural no mercado secundário durante os próximos seis meses, oferecendo a possibilidade de compras semanais do gás natural não utilizado pelas termelétricas, a preços ainda menores.
Os dois produtos – leilão e venda semanal, que serão comercializados em plataforma eletrônica - fazem parte da estratégia da Petrobras de ampliar as vendas criando meios para que o gás natural do mercado secundário chegue ao consumidor final com preços mais baixos. Acertada a compra, o compromisso é de entrega firme do produto.
A experiência na realização de nove leilões de curto prazo, entre abril e setembro de 2009, demonstrou ser esse um mecanismo eficiente para comercialização de excedentes de gás a preços competitivos formados pelas próprias distribuidoras. O deságio médio foi de 35% e atingiu 41% em janeiro de 2010. Mesmo assim, o volume efetivamente consumido foi inferior ao ofertado nestes leilões.
Em reunião com agentes do mercado de gás natural na manhã de hoje (25/02) a Petrobras apresentou o funcionamento dos dois produtos e salientou a razão de ser de ambos: fazer com que a redução de preço chegue à porta de quem efetivamente usa o gás natural, o consumidor final.
Para a versão 2010 do leilão de seis meses, a novidade é o estabelecimento de uma redução progressiva do preço em relação às médias do que vem sendo retirado nos leilões anteriores, conforme as vendas aumentem.
Na venda semanal, a cada pedido, as distribuidoras podem solicitar volumes de gás natural por período de até quatro semanas. A solicitação, eletrônica, pode ser feita de segunda a quinta-feira. Na sexta-feira a Petrobras confirma as transações aceitas tendo em vista o custo do suprimento de gás em função da demanda termelétrica da próxima semana. Os resultados – volumes e preços - serão divulgados semanalmente.
O mercado secundário de gás natural, em desenvolvimento no Brasil por meio dos leilões e, agora, da venda semanal, é típico dos países que já atingiram a maturidade na indústria do gás natural, seja pela infraestrutura disponível, seja pelo grau de desenvolvimento do seu mercado.
A criação do mercado secundário de gás natural no Brasil foi possível devido aos investimentos realizados pela Petrobras para ampliar a produção nacional de gás natural, diversificar a importação (Terminais de Regaseificação de Pecém e Baía de Guanabara) e ampliar a infraestrutura de transporte (gasodutos, estações e sistemas de compressão, city gates) – o que aumenta a flexibilidade no fornecimento aos segmentos termelétrico e não termelétrico.
O edital do leilão, que estará disponível no site da Petrobras a partir de hoje, estabelece que as vendas serão feitas em submercados definidos a partir das características logísticas de cada região, tendo como novidade a interligação das regiões Sudeste e Nordeste por meio do GASENE, gasoduto da integração, que entra em operação em março.
25 de fev. de 2010
Petrobras realiza primeiro leilão de gás natural de 2010 e inaugura vendas semanais para distribuidoras
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos seus comentários!