A Usina Hidrelétrica Tucuruí bateu um novo recorde de geração na última sexta-feira, dia 05 de março de 2010. Operando, de forma inédita, suas 25 turbinas sincronizadas ao mesmo tempo, foi possível atingir a geração máxima de 7.942 MW, o equivalente a 95% da capacidade total instalada, de 8.370 MW. Os números superam o melhor resultado de 2009, quando Tucuruí gerou 7.779 MW no dia 23 de abril.
O reservatório da Hidrelétrica opera com 98,01% da capacidade armazenada, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS, e ainda está vertendo cinco mil metros cúbicos por segundo.
O diretor-presidente da Eletronorte, Jorge Palmeira, afirmou que "o recorde da Usina Hidrelétrica Tucuruí é o resultado do esforço da equipe de manutenção e operação, que tem mantido a disponibilidade das máquinas em altos níveis". Para se ter uma idéia, a energia gerada neste novo recorde é suficiente para abastecer uma cidade com cinco milhões de habitantes.
Tucuruí possui duas casas de força, sendo a primeira com 12 unidades geradoras de 350 MW, duas auxiliares de 22,5 MW e potência instalada de 4.245 MW. A segunda casa de força conta com 11 unidades de 375 MW e potência instada total de 4.125 MW.
Atualmente, Tucuruí exporta energia para os sistemas Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, por meio do Sistema Interligado Nacional - SIN.
8 de mar. de 2010
Tucuruí bate recorde de geração
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos seus comentários!