12 de fev. de 2010

MPX Energia inicia usina solar em março

Empreendimento terá inicialmente 1 MW de capacidade instalada. Energia será destinada a indústria do Ceará

Alexandre Canazio, da Agência CanalEnergia, de São Luís


A MPX Energia vai iniciar as obras da primeira usina de geração de energia solar em março, dependendo ainda da licença de instalação. O empreendimento, orçado em R$ 10 milhões, terá, a princípio, 1 MW de capacidade instalada. Contudo, Eduardo Karrer, presidente da companhia, disse que a usina já tem autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica para uma potência de 5 MW. Esse é o único projeto solar registrado no órgão regulador. O executivo afirmou que a usina terá o Banco Interamericano de Desenvolvimento como parceiro.

"Estamos discutindo o aporte do Bid", explicou Karrer em entrevista nesta quarta-feira, 10 de janeiro, no site da térmica a carvão de Itaqui (360 MW) em São Luis (MA). O projeto da usina solar poderá ter 50 MW de capacidade instalada. A ampliação do empreendimento depende dos custos dos equipamentos, que, como salientou Karrer, estão em queda. A empreitada conta com os equipamentos do fabricante chinês Yingli.

A energia da usina, de acordo com Karrer, será destinada a indústria cearense. A empresa está discutindo com o governo estadual formas de incentivar a contratação da energia pelo empresariado local. "Estamos discutindo mecanismos de investimento para a alocação da energia dentro do estado", contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários!