19 de fev. de 2010

Venezuela possui a maior reserva de petróleo do mundo

Nicomex Notícias – Redação

O departamento de geologia dos Estados Unidos – United States Geological Survey (USGS) apresentou um relatório destacando que existe a possibilidade de a Venezuela possuir em seu litoral, a maior reserva de petróleo do mundo. O documento aponta que na Bacia do Orinoco, há perspectiva de existirem no local 513 bilhões de barris de petróleo pesado tecnicamente recuperáveis.

Diferentemente do relatório apresentado pelo EUA, a Venezuela costuma divulgar informações sobre a Bacia do Orinoco, afirmando haver na área, um montante na faixa dos 150 bilhões de barris de óleo recuperáveis. Devido ao teor bastante pesado do óleo lá encontrado, ocorrem sérias dificuldades de retirada debaixo do solo e os números do local não são ainda precisos.

"Acumulações como esta são muito difíceis de produzir”

A Petrobras chegou a tratar com a petroleira venezuelana (PDVSA) o acesso direto a parte destas reservas, em meio às negociações para compartilhar os investimentos na Refinaria de Pernambuco. Na época, a ideia era de que a PDVSA participasse dos investimentos na refinaria na mesma medida em que a Petrobras participaria da área exploratória naquela área. A negociação não foi adiante e apenas a PDVSA fará sua parte no Brasil.

Segunda a coordenadora da USGS, Brenda Pierce, este é o maior acúmulo já avaliado pelo departamento de geologia dos EUA. Os recursos estimados de petróleo nessa região, considerando o total (incluindo volume não-recuperáveis) pode atingir a 1,3 trilhão de barris. "Acumulações como esta são muito difíceis de produzir, mas os avanços na tecnologia e novos entendimentos em geologia nos permitem avaliar melhor o quanto poderá ser tecnicamente recuperável", disse Brenda Pierce.

Caso o relatório do departamento norte-americano seja confirmado, as reservas recuperáveis de óleo na região seriam mais do que o dobro das existentes na Arábia Saudita, hoje a maior do mundo. O volume também deixa risível a melhor perspectiva de reservas de petróleo do pré-sal brasileiro, para até 150 bilhões de barris (14 bilhões em estimativas oficiais). "Esta área contém uma das maiores acumulações do mundo e essa avaliação é a primeiro a identificar o quanto é tecnicamente recuperável, usando a tecnologia atualmente disponível", diz o relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários!