15 de mar. de 2010

BASF e Carrefour unidos em prol do consumo consciente

Assessoria de imprensa

A BASF e o Carrefour concretizam parceria para o lançamento da nova opção de sacola 100% biodegradável,desenvolvida para atender o programa de eliminação do uso de sacolas plásticas tradicionais do Carrefour, que inicia no hipermercado da rede em Piracicaba e se estenderá a todas as lojas Carrefour Hiper e Bairro nos próximos quatro anos. A ação, pioneira no varejo brasileiro, será lançada nesta segunda-feira (15), em Piracicaba, interior de São Paulo, e que contará com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

A sacola desenvolvida pela BASF é uma das opções de embalagens sustentáveis que o Carrefour oferecerá para que o consumidor possa acondicionar suas compras. A nova embalagem é produzida em Ecovio®, resina da BASF que contém PLA (ácido polilático) – que é derivado do milho. A sacola, diferenciada pela a cor amarela, terá capacidade para o transporte de até 10 quilos de produtos, sendo 100% biodegradável e compostável.

O Ecovio® conta com matéria-prima renovável e é biodegradável em até 180 dias. Este é o período máximo assegurado apenas para descarte em centrais de compostagem, sendo que o tempo de biodegradação depende das condições da disposição final. O produto gera húmus sem a presença de metais pesados ou substâncias nocivas ao meio ambiente. “Microorganismos fazem a digestão da sacolinha plástica feita de Ecovio®. Tais sacolas, biodegradáveis, representam uma excelente solução para armazenar o lixo orgânico gerado nas nossas residências, que hoje corresponde a aproximadamente 60% do volume total de resíduos produzidos por uma família”, afirma Letícia Mendonça, gerente de especialidades plásticas da BASF.

A resina Ecovio® faz parte da linha de plásticos biodegradáveis da BASF,que é certificada por uma importante entidade mundial com o selo “Compostable Logo” (selo de compostabilidade), conferido aos produtos que atendem aos requisitos da norma norte-americana ASTM D6400 e do BPI (Instituto de Produtos Biodegradáveis dos Estados Unidos). Além disso, as sacolas produzidas com esta resina atendem à norma técnica NBR 14937, da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que regulamenta a resistência das sacolinhas.

A sustentabilidade dos negócios é o principal elo que une a BASF e o Grupo Carrefour Brasil, que se juntam nesta parceria para atender aos anseios da sociedade e mobilizá-la para participar ativamente em prol do consumo consciente.

“A eliminação das sacolinhas plásticas tradicionais em nossas lojas é uma contribuição decisiva do Carrefour para a preservação do meio ambiente. As diversas opções de embalagens sustentáveis que vamos oferecer possibilitam ao consumidor se engajar diretamente no processo”, afirma o diretor de Sustentabilidade do Carrefour, Paulo Pianez. A rede ainda promoverá fóruns e campanhas para esclarecer o consumidor sobre como acondicionar suas compras e seu lixo doméstico de maneira sustentável.

A opção da sacola de material bioplástico, 100% biodegradável, será oferecida a preço bastante acessível pela rede e terá toda a renda revertida, em Piracicaba, para a entidade “Lar dos Velhinhos” da cidade. O Carrefour oferecerá, também, caixas de papelão gratuitas e sacolas retornáveis diversas para compra.


Sobre a BASF


A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura e química fina até petróleo e gás natural. Como uma parceira confiável, cria a química para ajudar seus clientes de todas as indústrias a atingir ainda mais o sucesso. Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a BASF tem um papel importante para encontrar respostas a desafios globais como proteção climática, eficiência energética, nutrição e mobilidade. A BASF contabilizou vendas em mais de 50 bilhões de euros em 2009 e contava, aproximadamente, com 105.000 colaboradores no final do ano. As ações da BASF são atualmente negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com.

- As vendas na América do Sul totalizaram aproximadamente €2.99 bilhões de euros em 2008 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás).

- Na América do Sul, a BASF contava com mais de 5.000 colaboradores em 31 de dezembro de 2008.

Sobre o Carrefour

Há 35 anos no Brasil, o Grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista. A rede está presente em 18 estados brasileiros, com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Atacadão e Dia%, além de oferecer serviços diversos para a conveniência do consumidor, como postos de combustíveis, drogarias, serviços financeiros, turismo, entre outros. A rede também atua na Internet, com o novo canal de vendas www.carrefour.com.br. O grupo conta com 70 mil funcionários no Brasil, sendo um dos maiores empregadores do País. No mundo, o Grupo é o segundo maior varejista do mercado, presente em 34 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários!