7 de abr. de 2010

Estudo da IDC mostra que América Latina investirá 5,1% a mais em tecnologia em 2010

Segundo o estudo Worldwide Black Book, realizado pela IDC América Latina, haverá uma recuperação nos valores investidos em tecnologia devido à reativação de projetos que ficaram parados em 2009 e às boas expectativas de consumo em massa para 2010

A IDC América Latina, principal empresa de inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências para os mercados de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, apresentou os resultados do estudo Worldwide Black Book, realizado trimestralmente para divulgar os investimentos em hardware, software e serviços relacionados a TI. Segundo os dados, o gasto mundial em tecnologia diminuiu 7,5% em 2009 devido à crise que afetou o mundo.

Analisando apenas a América Latina, o valor total de despesas com tecnologia em 2009 teve uma queda de 9% quando comparado a 2008 e o principal motivo foi a diminuição nos investimentos feitos por México e Brasil, que em conjunto representam pouco mais de 65% do total empregado na região. Os investimentos em hardware representaram cerca de 57,4%, valor que é 3,7% menor do que em 2008. Por outro lado, os mercados de software e serviços chegaram a 14,9% e 27,7%, números que representam um aumento de 8,6% e 4,6% respectivamente.

Para este ano, o estudo da IDC prevê que os investimentos em tecnologia na América Latina devem crescer 5,1% em relação ao ano passado. Este aumento virá, principalmente, da reativação de projetos de TI que ficaram parados em 2009 e às boas expectativas de consumo em massa para 2010. O único País da região que, ao invés de aumento espera uma contração de 3%, é a Venezuela.

"O crescimento para o ano de 2010 na América Latina será impulsionado, principalmente, por uma reativação da demanda de hardware e serviços, as duas categorias que mais sofreram com a recessão econômica em 2009. Dentro do negócio de hardware esperamos investimentos em dispositivos móveis e servidores pequenos e médios. Já na categoria de Serviços, os recursos devem ser empregados naqueles que estão relacionados à implementação, ao suporte e à manutenção de operações", declara Matías Berardi, gerente de investigação e consultoria da IDC América Latina.

Acompanhe a IDC no Twitter: http://twitter.com/idcbrasil

Sobre a IDC
A IDC é a principal provedora global de inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para as indústrias de tecnologia da Informação e telecomunicações. A companhia apóia profissionais de TI, executivos de negócios e investidores na tomada de decisões relativas a compras de tecnologia e estratégias empresariais. Mais de mil analistas de mercado provêem conhecimentos e experiência locais, regionais e globais em tecnologia, oportunidades e tendências em mais de 110 países em todo o mundo. Há mais de 45 anos a IDC fornece informações estratégicas para ajudar os clientes a alcançarem seus objetivos de negócios. A IDC é subsidiária da IDG, companhia líder em mídia, pesquisa e eventos na área de tecnologia. Para saber mais sobre a IDC Brasil, visite o website www.idcbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários!