28 de abr. de 2010

Uso do etanol e de carros elétricos para reduzir a poluição: vantagens e barreiras

Há um sério risco de o Brasil deixar de ter uma matriz energética das mais limpas do mundo devido ao alto consumo de energia não renovável no setor de transportes. A sétima edição do boletim Radar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior traz possíveis soluções para esse problema no artigo Etanol e veículos elétricos: via de mão única ou dupla?. O estudo mostra como saída os carros elétricos e o uso do etanol,destacando suas vantagens e principais barreiras.

Produzida pela Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset), a publicação traz ainda dois artigos. O estudo Indústria automobilística e políticas anticíclicas: lições da crise quantifica o quanto a redução do IPI, entre outras medidas, aumentou as vendas de carros entre janeiro e novembro de 2009, logo depois da crise financeira internacional.

Já o artigo Agricultura e Políticas Públicas: uma interpretação das diferenças regionais no cultivo do arroz evidencia falhas no modelo brasileiro de modernização do cultivo do arroz, cuja produção tem sido uma das menos atrativas no País há anos, tanto pelo lado da segurança alimentar, quanto pelo lado do potencial brasileiro neste cultivo.

O estudo apresenta as diferenças em algumas trajetórias agrícolas, para defender a necessidade de políticas que se concentrem no tamanho da propriedade e nas diferenças regionais que inibem o aumento da produção e a competitividade de alguns segmentos da agricultura. E revela o rendimento médio de cultivos selecionados, a trajetória e estimativa de produção e consumo de arroz no Brasil e o comparativo de rendimento por área colhida e por condição do produtor no Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários!