16 de abr. de 2010

Informações da semana da Petrobras

Acordo de Cooperação com a ChinaA Petrobras assinou ontem (15/4) com a China Petrochemical Cooperation (Sinopec) e o China Development Bank Corporation (CDB) um Acordo de Cooperação Estratégica para avaliar oportunidades em áreas de cooperação que possam gerar benefícios mútuos para as partes. O acordo inclui a cooperação entre a Petrobras e a Sinopec nas seguintes áreas: Exploração e Produção (E&P); Refino, Transporte e Comercialização (RTC); Petroquímica e fertilizantes; e fornecimento de bens e serviços em geral.

Concurso da Petrobras Biocombustível
A Petrobras Biocombustível realizará seu primeiro processo seletivo público, com a abertura de 81 vagas e formação de cadastro de reserva para profissionais de nível médio e superior. O edital está disponível no site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). As inscrições serão abertas no dia 26 de abril e vão até o dia 9 de maio de 2010. As provas estão previstas para o dia 6 de junho.

Seminário Nordeste sobre o Pré-sal
O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, reforçou, durante o Seminário Nordeste sobre o Pré-sal, o papel estratégico que o novo marco regulatório em discussão no Congresso traz para a Companhia, que deverá ser operadora única na produção de petróleo da camada pré-sal. Ainda segundo o presidente da companhia, a meta é que a produção da Petrobras salte dos 2 milhões de barris/dia para 3,8 milhões de barris/dia nos próximos 12 anos.

No painel sobre os reflexos da descoberta do pré-sal no desenvolvimento do Nordeste, ainda no Seminário Nordeste sobre o Pré-Sal, o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, enumerou os blocos exploratórios nas porções marítimas estudadas pela Companhia como novas fronteiras na busca por petróleo, como as bacias de Barreirinhas, do Ceará, de Sergipe e Alagoas.

Atuação em todos os continentes
A Petrobras adquiriu 50% de participação em um bloco exploratório na bacia australiana de North Carnarvon, por US$ 39,0 milhões. Com o negócio, a Petrobras passa a atuar na Oceania e está agora presente em todos os continentes. O bloco cobre uma área de 1,2 mil quilômetros quadrados, com profundidade de água máxima de 500 metros, localizado próximo à região de grandes descobertas de gás. A partir de análises de dados, foi identificado potencial para a descoberta de gás. A aquisição está sujeita à aprovação das autoridades regulatórias australianas.

Primeiro navio do Promef será lançado ao mar em 3 de maio
O primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) será lançado ao mar no próximo dia 3 de maio, no Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco. A embarcação tem 274 metros de comprimento e capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo. Este é o primeiro navio petroleiro construído no Brasil a ser entregue ao Sistema Petrobras em mais de 13 anos.

Estaleiro Promar Ceará irá construir oito navios gaseiros
O estaleiro Promar Ceará venceu a licitação para construir oito navios gaseiros do Promef. O estaleiro concluiu as negociações de preço com a Transpetro. O valor global das embarcações será de US$ 536 milhões.

A partir desta encomenda, serão gerados mais de 10 mil empregos no Ceará. Foram reunidos em um único lote todos os gaseiros que compõem o Promef. A construção destes navios será feita com um índice mínimo de nacionalização de 70% na utilização de mão-de-obra e na compra de equipamentos e serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários!