6 de mai. de 2010

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL 2010 DO ETHOS: INSPIRAÇÃO NA CARTA DA TERRA

Por meio de plenárias, palestras, debates e rodas de diálogo, os participantes da CI 2010 vão discutir conceitos e casos concretos de gestão empresarial no rumo da sustentabilidade, numa programação inspirada na Carta da Terra



São Paulo, 6 de maio de 2010 - Uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, sustentável e pacífica, isto é a Carta da Terra. O documento está estruturado em quatro princípios fundamentais que devem nortear a conduta de indivíduos, empresas, governos e organizações transnacionais: respeito e cuidado com a comunidade da vida; integridade ecológica; justiça social e econômica; e democracia, não violência e paz.

Para discutir o primeiro princípio – “Respeitar e Cuidar da Comunidade da Vida” –, o Instituto Ethos convidou o mestre espiritual John P. Milton, pioneiro em ecologia, mestre em meditação, líder de vision quest e xamã, que desde os anos 1950 vem desenvolvendo profundos valores ecológicos e espirituais em milhares de pessoas. Seu anfitrião na palestra será Eric Leenson, cofundador da Progressive Asset Management (PAM), uma das firmas de corretagem pioneiras em investimentos socialmente responsáveis nos EUA.

O princípio da “Integridade Ecológica” será apresentado pela escritora de ciências naturais Janine Benyus, consultora em inovação e autora do livro Biomimética: Inovação Inspirada pela Natureza, no qual ela apresenta uma nova disciplina que busca soluções sustentáveis pela emulação de designs da natureza. Participará da mesa, como anfitrião, o designer Fred Gelli, da Tátil Design de Idéias, professor de ecoinovação e biomimética.

Duas personalidades internacionais irão apresentar o princípio da “Justiça Social e Econômica”: a ex-primeira-dama francesa Danielle Mitterrand, presidente da Fundação France Libertés, e o economista argentino Bernardo Kliksberg, principal assessor para a América Latina e o Caribe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Danielle é conhecida pela defesa do direito do ser humano à água e a outros bens comuns e Kliksberg é um dos maiores especialistas do mundo na luta contra a pobreza. Ambos terão como anfitrião o economista Ladislau Dowbor, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e consultor de diversas agências da ONU.

“Democracia, Não Violência e Paz”, quarto princípio da Carta da Terra, terá como palestrante a filósofa indiana Savita Singh, diretora do Memorial Mahatma Gandhi, mantido pelo Governo da Índia para divulgar a vida e os pensamentos do líder pacifista que conduziu à libertação do país. Sua anfitriã será a jornalista e professora Lia Diskin, cofundadora da Associação Palas Athena e coordenadora do Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz, um programa da Unesco.





Conferência Internacional 2010 do Instituto Ethos



Data: de 11 a 14 de maio

Local: Hotel Transamérica / SP

Endereço: Avenida das Nações Unidas 18.591 – São Paulo



Inscrições gratuitas no site: http://www.sp2you.com.br/icongress/imprensa/default.aspx?keycode=CFFCCF5E-D4E1-4778-903F-184AB5A200D2



A programação completa da Conferência Internacional 2010 do Ethos está disponível no www.ethos.org.br/ci2010



Mais informações para a imprensa:

Cristina Spera – cspera@ethos.org.br

Tel: 11 3897-2444 / 8895-5740







Conferência Internacional Ethos é uma realização do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e do UniEthos – Educação para a Responsabilidade Social e o Desenvolvimento Sustentável.



Parceiros: Instituto Akatu, BSR, Fórum Empresa, Global Reporting Initiative, Nossa São Paulo, SustainAbility, Volans, The Global Compact, The Earth Charter Initiative.



Patrocinadores: Banco do Brasil, Vale, Eletrobrás, CPFL, Itaú, Santander, Shell, Alcoa, ArcelorMittal, Bradesco, CEF, Grupo Carrefour Brasil, Fiat, Infraero, Suzano, TAM



Apoio: Abril, Ahk Brasil, Camiseta Pet, CBN, CDN, CoCriar, d´lippi print, Época, Faber Castell, Folha de S.Paulo, Revista Geração Sustentável, Revista Horizonte, Idéia Socioambiental, Inove Ambiental, Instituto Recicla Cidadão, JB Ecológico, KPMG, Maxpress, Neo Mondo, Odyssey, Página 22, Palas Athena, Planeta Voluntários, Ponto Link, Rádio Eldorado, Revista Plurale, Repense, Revista RI, Scientific American, Unimed, TN Sustentável, TV Cultura, Visite São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários!