13 de mai. de 2010

Óleo novo em Nautilus

Fonte: Energia Hoje

A petroleira anglo-holandesa Shell informou à ANP a existência de novos indícios de hidrocarbonetos no pós-sal do campo de Nautilus, no Parque das Conchas, na parte capixaba da Bacia de Campos. O poço 3-SHEL22-ESS foi perfurado pela sonda Artic 1 e atingiu profundidade final de 4.850 m, em lâmina d´água de 1.571 m.

O Parque das Conchas produz desde julho do ano passado. A área é explotada pelo FPSO Espírito Santo, que possui capacidade de produzir 100 mil barris/dia de óleo e comprimir 3,5 milhões de m³/dia de gás natural.

O Parque das Conchas engloba os campos de Abalone, Ostra, Argonauta- B-West e Nautilus. Os três primeiros campos fazem parte da primeira etapa do projeto, que entrou em operação e contará com nove poços produtores e um poço injetor de gás natural. A segunda fase terá como foco o projeto de Argonauta O-North.

O desenvolvimento do Parque das Conchas demandou US$ 3,3 bilhões. A Shell é operadora da área, com 50% de participação, tendo como sócios a Petrobras (35%) e a indiana ONGC (15%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários!