13 de mai. de 2010

Shell busca sua fatia do pré-sal

A Shell inicia em dezembro ou em janeiro de 2011 sua primeira campanha de perfuração no pré-sal da Bacia de Santos. A empresa está buscando uma sonda para perfurar o poço pioneiro do bloco BM-S-54, área que está no entorno do cluster do pré-sal de Santos, aonde estão os prospecto de Tupi, Iara, Guará, entre outros.

“Pretendemos perfurar em Santos no fim do ano, vai depender da disponibilidade de uma sonda. Estamos tentando viabilizar uma para explorar", afirmou vice-presidente de E&P da Shell Brasil, Marco Brummelhuis, após almoço-palestra na Britcham, no Rio de Janeiro. A petroleira possui 100% da concessão do BM-S-54.

Este não será, contudo, o primeiro poço da Shell no pré-sal brasileiro. A empresa deve atingir a nova fronteira com a perfuração do poço 3-SHEL22-ESS, que está sendo perfurado no campo de Nautilus, no Parque das Conchas, na parte capixaba da Bacia de Campos. O poço – que já indicou por duas vezes a presença de hidrocarbonetos – deve atravessar a camada de sal em até quatro semanas.

O Parque das Conchas está produzindo hoje entre 80 mil barris/dia e 90 mil barris/dia. A área já atingiu pico de produção de 92 mil barris/dia. A empresa pretende, com as campanhas exploratórias, ampliar a produção na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários!