25 de mai. de 2010

O futuro da sustentabilidade na indústria de alimentos

A Bunge Brasil foi a única empresa da América Latina a integrar o grupo de trabalho, que elaborou o Suplemento Especial de Diretrizes de Sustentabilidade para o Setor de Alimentos. O lançamento acontece na Holanda na próxima sexta-feira ( 28/05)



São Paulo, 25 de maio de 2010. A Global Reporting Initiative (GRI) – entidade que estabelece os indicadores de sustentabilidade mais aceitos e empregados no mundo – lançará, durante a Conferência Global em Sustentabilidade e Transparência, que ocorre em Amsterdam entre os dias 26 e 28 de maio, o suplemento especial para o Setor de Alimentos. A nova publicação possibilitará que empresas de processamento de alimentos possam medir e demonstrar seu desempenho numa ampla gama de indicadores econômicos, ambientais e sociais comparáveis e de relevância setorial em todo o mundo.

Aumenta a consciência dos consumidores pelos alimentos

A tendência global no caminho da consciência ambiental, aliada ao aumento da conscientização dos consumidores e seu interesse em entender como os alimentos que consomem são produzidos, mostra que as empresas de processamento de alimentos estão diante de novas expectativas. O suplemento vai facilitar o relato efetivo para o setor e ajudará as companhias de processamento de alimentos a comunicar seu desempenho econômico, ambiental e social de maneira proativa.

As áreas do setor cobertas incluem saúde e segurança do consumidor, mão de obra, alimentos acessíveis, rotulagem de produtos e serviços, sanidade animal, e gestão da cadeia de suprimentos para diversos tipos de produtos, tais como os agrícolas, frutos do mar, carne, aves, bebidas e ingredientes.

Um grupo de trabalho composto por 20 especialistas de empresas de processamento de alimentos, entre elas a Bunge, bem como representantes de diversos grupos de stakeholders setoriais, desenvolveu o suplemento durante um período de dois anos. As primeiras versões atraíram comentários públicos de mais 150 especialistas ao redor do mundo. “As empresas de processamento de alimentos, que trabalham diretamente com fornecedores de produtos agrícolas, podem influenciar os efeitos locais da produção de alimentos”, destaca Maaike Fleur, Gerente de Suplementos de Setores da GRI.

“Além da rica troca de experiência setorial, esclarecendo o grupo sobre a realidade brasileira, a Bunge teve importante papel nas discussões relativas à originação de grãos e relacionamento com produtores rurais, uma vez que o Brasil é foco constante do interesse mundial sobre esses temas”, revela Adalgiso Telles, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Bunge. Na opinião do executivo, o suplemento deve contribuir para a valorização do trabalho desempenhado pelo setor no País, composto por indústrias de qualidade reconhecida internacionalmente.

Integram o grupo de trabalho, as seguintes instituições e empresas além da Bunge Brasil: Allianz Global Investors, Archer Daniels Midland, Compassion in World Farming, Danisco, Findus Group, Green Mountain Coffee Roasters, FNV Bondgenoten, Interface Trading, International Fair Trade Organization, International Federation of Agricultural Producers, International Union for Conservation of Nature, Nestlé, New York University, Punjab Education Sector Reform Program, Société Générale de Surveillance, Tyson Foods, Wilmar e WWF.

Sobre a GRI

A Global Reporting Initiative foi pioneira com o desenvolvimento da Estrutura de relatório de Sustentabilidade mais utilizada do mundo e está comprometida com sua melhoria contínua e sua aplicação em nível mundial. Esta estrutura estabelece os princípios e os indicadores que as organizações podem utilizar para medir e reportar seu desempenho econômico, ambiental e social. Para maiores informações sobre os indicadores GRI, contate o Ponto Focal da organização no Brasil pelo e-mail Terreo@GlobalReporting.org.

Sobre a Bunge Brasil

A Bunge Brasil mantém investimentos expressivos em todos os seus setores de atuação e vem contribuindo de maneira substancial para o saldo positivo da balança comercial e para as divisas da economia nacional. Presente no Brasil desde 1905 é uma das principais empresas do agronegócio e uma das maiores exportadoras do País. Atua nos setores de fertilizantes, agronegócio, alimentos, ingredientes, açúcar e bioenergia. Está em 16 estados de todas as regiões brasileiras, e possui hoje mais de 17 mil colaboradores e centenas de unidades, entre indústrias, centros de distribuição, silos e instalações portuárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários!