31 de mai. de 2010

FPSO Capixaba

A Petrobras iniciou no sábado (29/05) a produção do FPSO Capixaba no campo de Cachalote. O FPSO (sigla em inglês que significa plataforma que produz, processa, armazena e escoa petróleo) será conectado também ao campo de Baleia Franca, ambos localizados na região do "Parque das Baleias", no litoral sul do Espírito Santo, Bacia de Campos.

O FPSO Capixaba é afretado para a Petrobras pela empresa SBM, e operava anteriormente no Campo de Golfinho. Para aproveitar a oportunidade de antecipação de produção dos Campos de Cachalote e Baleia Franca, foi realizada uma adaptação na planta de processo da plataforma, o que viabilizou a instalação no Parque das Baleias.

O primeiro poço a produzir é o 7-CHT-5HA-ESS, com vazão inicial estimada em 22 mil barris por dia. Até o final do ano, está prevista a interligação da plataforma a um total de nove poços, pertencentes aos campos de Cachalote e Baleia Franca. Serão três poços produtores e dois injetores em Cachalote, e três poços produtores - dois destes na camada pré-sal - e um injetor em Baleia Franca. O pico de produção está programado para ocorrer em dezembro de 2010, com expectativa de volume de 100 mil barris de óleo por dia.

FPSO Capixaba
Capacidade de processamento de óleo 100 mil barris por dia
Capacidade de compressão de gás 3,2 milhões de metros cúbicos por dia
Profundidade de água 1.480 metros
Comprimento 345 metros
Altura 127 metros
Acomodações 96 trabalhadores
Capacidade de armazenamento 1.600.000 barris

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários!