6 de mai. de 2010

Etanol, biobutanol e biocombustíveis do futuro estão na pauta do SAE Powertrain Fuel & Lubs

As últimas novidades na produção e fornecimento do etanol e a nova geração de biocombustíveis, desenvolvidos a partir da celulose, estão na pauta do workshop ‘Biocombustíveis Sustentáveis’, hoje(6), durante o SAE 2010 International Powertrains, Fuels & Lubricants, e segue até o dia 7 de maio, no Hotel Windsor Barra (avenida Sernambetiba, 2.630), Rio de Janeiro, com expoentes de vários países.

Cid Caldas, coordenador-geral de Açúcar e Álcool da Secretaria de Produção e Agroenergia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, abrirá o workshop às 9h35, com a palestra “Zoneamento Agroecológico da Cana-
de-Açúcar (ZaeCana)”, sobre como assegurar o crescimento sustentável da produção. Na sequência, Walter Maccheroni Jr, gerente de Biotecnologia da CanaVialis, falará sobre o potencial de cultivo da cana, na apresentação “Variedades e Biotecnologia para o Mercado Sustentável de Etanol”.

As perspectivas da produção de cana-de-açúcar no País serão tema de Marcos Jank, presidente da Unica, que dará panorama sobre o potencial da produção. Já Allan Kardec Duailibe, diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), falará sobre controle de qualidade e estabilidade de fornecimento de biocombustíveis.

André Amado, subsecretário-geral de Energia e Alta Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, encerrará a primeira etapa de apresentações ao falar sobre a expansão do cultivo da cana para a África, abordando, também, estratégias globais de cultivo.

Segunda geração – Etanol de segunda geração, produzido a partir da celulose, estará na pauta de Michael Warren, diretor executivo da International Fuel Quality Center (IFQC), que analisará o potencial de utilização de biocombustíveis de segunda geração. Já Frederico Durães, chefe-geral da Embrapa Agroenergia, discorrerá sobre as contribuições da Embrapa na produção de biocombustíveis na África e também apresentará o futuro dos biocombustíveis no País.

“O Brasil é líder na produção de etanol e tem grande potencial para se tornar líder na produção também de novos biocombustíveis. Já temos iniciativas neste sentido, como o diesel a partir da cana-de-açúcar, mas o País precisa investir na pesquisa”, destaca Mauro Simões, diretor da Seção Rio de Janeiro da SAE BRASIL, anfitriã do encontro, que tem como chairman o engenheiro Marco Saltini.

O diesel da cana-de-açúcar também estará no foco das discussões, com Adilson Liebsch, gerente de Marketing de Produto da Amyres, com abordagem sobre tecnologia de fermentação microbiana.

Outro tema no debate será biobutanol e Adam J. Schbert, gerente de Desenvolvimento Comercial da Butamax Advanced Biofuels, falará sobre o derivado. A Petrobras, representada por Ney Serrão Vieira Júnior, coordenador do Programa Inovação em Combustíveis, falará sobre etanol da celulose e desenvolvimento de BTL (biomassa para líquido). O workshop se encerra com a apresentação do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) sobre expectativas e preocupações em biocombustíveis.

Papers – A programação, toda em inglês, inclui apresentações de mais de 100 trabalhos técnicos e cinco importantes palestras (duas internacionais), com Ralph Marquard, chefe de Pesquisa de Motores da MAN, em Nuremberg, Alemanha; Henry Joseph Jr., especializado em combustão e gerente de Testes de Motores e do Laboratório de Emissões Veiculares da Volkswagen; Frederico Kremer, gerente de Soluções Comerciais de Abastecimento da Petrobras; Marcus Jank, presidente da Única; e Roel Collier, diretor da Amyris Brasil. O foco será o futuro da indústria automotiva em sistemas de propulsão, matriz energética e redução de emissões, inclusive na ótica do aquecimento global.

As inscrições para o SAE 2010 International Powertrains, Fuels & Lubricants Meeting devem ser feitas pelo site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br - ou telefone (11) 3287-2033, ramal 106.

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, afirma que o SAE International Powertrains, Fuels & Lubricants Meeting coloca a engenharia brasileira em posição de destaque mundial. “O fato de o Brasil sediar o encontro significa que temos tecnologia e que podemos compartilhar nossa expertise na área”, diz. De acordo com Botelho, um dos objetivos do encontro é permitir o intercâmbio entre especialistas e pesquisadores das áreas de powertrains, combustíveis e lubrificantes para debater as soluções para os atuais desafios da indústria automotiva, como a redução da emissão de poluentes e do aquecimento global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários!